sábado, 5 de março de 2011

Eduque - Incentive seus filho à leitura


Na 7ª série na escola Balthazar Poço em Araçatuba um cartaz pregado na porta da biblioteca me ensinou muito e até hoje, passados mais de vinte anos me lembro perfeitamente o que ele dizia. Era um pequeno trecho de um poema de Castro Alves e o que me lembro era “ Óh bendito que semeia livros... livros à mão cheia...E manda o povo pensar! O livro caindo n'alma É germe que faz a palma, É chuva que faz o mar.” Mesmo não entendendo muito o sentimento gostoso que eu senti ao ler essas palavras, elas me marcaram profundamente, como um grande incentivo à busca da leitura. E como tinha razão o Castro Alves e também a professora de português D. Mariza quando diziam de todos os prazeres que a leitura poderia nos trazer. Já percorri por muitos mundos, lugares e sentimentos diferentes através do simples ato de ler. Ah!! e o mais importante no ato de LER é que em meio a tantas “palavras”, alguns não gostam dessa “poesia” e também desconhecem como muitos o GRANDE SEGREDO de uma BOA leitura, mas que hoje compreendo perfeitamente o que Castro Alves e a Prof. Mariza queriam me dizer. O segredo é que o ato de ler não nos traz só uma “poesia gostosa”, mas também nos possibilita obter CO-NHE-CI-MEN-TO e aí TODOS sabemos que nessa sociedade altamente moderna QUEM TEM conhecimento, tem A CHAVE mestra para ESCOLHER os PRÓPRIOS caminhos que quer seguir. Por isso seja criativo e incentive seus filhos à leitura.
Sérgio Rapozo Calixto

Palestra "Direitos para a Convivência Humana" (Edição Resumida)