sábado, 6 de julho de 2013

Valores humanos e juventude - O que nos falta ?



Por lugares onde tenho passado, vejo muitas pessoas dizerem que para tanta violência, mortes, indisciplina, desentendimentos familiares, falta de respeito pelos outros,  entre tantas reclamações, a motivação que origina tudo isso é a “falta de valores”.
Para além do questionamento, essa acusação de falta de valores recai de maneira indicativa sobre a juventude de forma geral. Pois bem, o interessante é que esse sentimento de que algo está “faltando” já nos rodeia há muito tempo e ainda continuamos a reclamar dessa falta, juntamente com o aumento da violência. 

Decidi por conta própria que não quero entrar nessa fala repetida e superficial, sem fazer uma observação critica sobre o assunto e passei a perguntar às pessoas - Quais são esses valores que perdemos ? 
Para minha surpresa muitos(as) não conseguem responder e se perdem ao tentar buscar um entendimento para o que sejam esses valores. Outros, muito poucos, ainda respondem algumas palavras indicando: amor, amizade, educação e respeito, sem no entanto entender em qual momento a sociedade perdeu esses valores.


A reflexão que nos falta é que será muito difícil resgatarmos , encontrarmos ou até mesmo cultivarmos em nossas crianças, aquilo que nós adultos, nem sabemos definir o que é. Aliás, é justamente pelo motivo dessa perda, que de forma superficial e emotiva, muitos(as) (adultos) estão se referindo a diminuição da maioridade penal, como forma para conter essa falta de valores e que no meu entendimento, esse pensamento contradiz com uma verdadeira resolução ao problema, ou seja o que nossas crianças e adolescentes precisam é aprender a ter e exercer valores.  

Então, antes de se juntar a àqueles que apenas dizem que perdemos valores, busquemos primeiramente o entendimento do que e onde talvez tenhamos perdido. Que nosso olhar não se direcione vingativamente com vontade punitiva para os jovens e as crianças, pois também sabemos que ninguém pode oferecer a outros, aquilo que não recebeu e nem têm pra si.

Lembro ainda para finalizar, que os jovens de amanhã, foram um dia crianças e que as crianças de ontem estão sendo ensinadas, educadas e inevitavelmente sendo formadas pelos adultos de hoje.


Portanto, deixo a provocação - Quais são os valores que precisamos em nossa sociedade e o que estamos fazendo para que de fato estejam sendo ensinados, aprendidos e principalmente vividos?

Sérgio Rapozo Calixto

Pedagogo Social

Um comentário:

Unknown disse...

Acredito que todos nós temos sim uma opinião sobre "o que" está faltando na educação e nos valores humanos. Mas como não vivemos numa sociedade tão democrática quanto rezamos, ficamos sempre no 'politicamente correto'. Cada um guarda a sua opinião prá si, pois aquilo que eu acredito como sendo o certo para a educação dos meus, não serve para a educação dos seus. Escolhemos ficar nesse círculo vicioso.

Palestra "Direitos para a Convivência Humana" (Edição Resumida)